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Fluência Leitora - Governo de São Paulo e Seduc-SP avaliam capacidade de leitura das crianças

o Governo do Estado e a Seduc-SP unem forças com os municípios paulistas para garantir que 90% das crianças sejam leitoras até 2026. Iniciativas como o CAEd e a Elefante Letrado levam mais de 420 mil estudantes dos anos iniciais a novos horizontes por meio da fluência leitora.

LEITURA

Semí da Colmeia

11/18/20242 min ler

A leitura é uma habilidade essencial que abre portas para novas oportunidades. Com isso em mente, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) dá início, hoje, dia 18/11, a uma significativa avaliação de fluência leitora em diversas escolas.

Essa iniciativa é parte de um compromisso mais amplo, onde o governo e SEDUC-SP se unirão aos municípios para garantir que 90% das crianças sejam proficientes em leitura até 2026.

Iniciativas que Transformam a Educação

Iniciativas como CAED e Elefante Letrado estão revolucionando o cenário educacional. Com mais de 420 mil estudantes dos anos iniciais sendo beneficiados, estamos criando um ambiente onde a fluência leitora não é apenas desejada, mas praticada. As crianças, assim como as abelhas no bosque da Colmeia Dourada, encontram nas histórias não apenas entretenimento, mas também lições valiosas sobre a vida e o meio ambiente.

O Papel da Leitura no Desenvolvimento das Crianças

A leitura não apenas melhora as habilidades linguísticas, mas também estimula a criatividade e a capacidade de pensamento crítico. Cada livro lido é um mundo novo que as crianças exploram. Através das palavras, elas aprendem sobre empatia, respeito e, mais importante, como podem ser agentes de mudança em suas próprias comunidades. Nós, como educadores e pais, devemos incentivar essa paixão pela leitura, pois ela é a chave que abre um futuro repleto de possibilidades.

Investir na fluência leitora é garantir que nossas crianças estejam preparadas para os desafios do amanhã. A colaboração entre SEDUC-SP e os municípios Paulistas é um passo importante nessa direção. Juntos, podemos construir um futuro onde a maioria das nossas crianças não só saiba ler, mas ame ler, abrindo assim seus horizontes e ampliando suas oportunidades de vida.